Páginas

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Revisitar: De Olhos Bem Fechados - Stanley Kubrick.


Veja na New Yorker, uma curiosa reflexão de Richard Brody relativa a Eyes Wide Shut, o último filme realizado por Stanley Kubrick.

O crítico cinematográfico fala-nos da evolução do seu pensamento relativamente a uma cena central do filme, a do clube de sexo na mansão de Long Island.

Começando por achar que se tratava muito simplesmente da gratificação das fantasias de um velho (Kubrick tinha 70 anos quando filmou Eyes Wide Shut), Brody considera agora que a cena é, afinal, crucial para a mensagem do filme, a de que o sexo, fora do contexto explorador da pornografia, é um espectáculo demasiado intenso e poderoso para os espectadores.

(via American Budha)
São estes, não os actores, quem necessita de máscaras; biombos que ocultam de si próprios e dos outros o feroz impacto desse primevo ímpeto humano.  

Com algum interesse surge também o vídeo em que Brody comenta algumas das cenas centrais do filme.



Para Brody, o tema do filme é a tensão erótica que subjaz à nossa sociedade e que o próprio fundamento psicológico da obsessão ocidental com a obtenção de poder e riquezas passa pela possibilidade de, por intermédio desses veículos, satisfazer desejos.


Brody frisa também que esses desejos, para uma certa categoria de pessoas, estão intimamente ligados a impressões estéticas e que quanto mais elaborados e extravagantes são os cenários divisados maior parece ser o respectivo impacto erótico.



(via American Budha)


Sem comentários: